Bomba Dosadora ou Peristáltica Modelo BEC-25

Para dosar produtos químicos em caldeiras, poços artesianos, controle de pH, etc..

As Bombas Dosadoras BEC-25 são utilizadas para dosar produtos químicos em caldeiras, poços artesianos, controle de pH, etc...
Possuem excelente desempenho e baixa manutenção. Inclui um divisor que reduz em dez vezes a vazão da bomba dosadora, agindo sobre o número de injeções.
Para ativar este divisor, deve-se deixar a bomba desligada (OFF), manter pressionada a tecla ON/OFF, e  quando o led piscar três vezes consecutivas, a bomba entrará funcionando em dez vezes em relação ao valor indicado no potenciômetro de regulagem da vazão.

Exemplo: Se a pulsação original for de 180 pulsos / minuto em 100%, quando efetuamos esta divisão teremos uma frequência máxima de 18 pulsos / minuto na mesma condição da manopla. Para retornar à condição de trabalho anterior, manter pressionada a tecla ON/OFF e contar 3 piscadas do led.

Instruções básicas para instalação das Bombas Dosadoras Eletromagnéticas Modelo BEC-25 

  1. Instale a bomba dosadora, fixando-a numa parede vertical. Para a fixação, utilize parafusos e buchas M6. A altura ideal é de 1,5 m do centro da bomba.
  2. Coloque as mangueiras na válvula de entrada e saída do cabeçote. A porca trava deve ser apertada manualmente, e não devem ser utilizados nem chaves e nem alicates para realizar este aperto.
  3. Coloque a válvula de pé conectada à mangueira de sucção a uma distância de dois centímetros do fundo do tanque, mantendo a mangueira reta e na posição vertical, evitando a formação de ar e impedindo que a decantação de produtos químicos possam entrar pela válvula de pé.
  4. Coloque a válvula de injeção conectada a mangueira de descarga e posteriormente na tubulação, onde irá injetar o fluído. Esta válvula possui retenção que evita o retorno do fluxo da tubulação para a mangueira.
  5. Conecte a mangueira na saída da válvula de purga no tanque de sucção, para quando for iniciar o processo de bombeamento, o ar retirado do cabeçote, entre diretamente no tanque.
  6. Conecte a bomba à rede elétrica, observando que a alimentação deve ser 220V, 60Hz, Monofásica, preferencialmente estabilizada. O cabo de força é padronizado, sendo: fio marrom para fase, fio azul para neutro e amarelo + verde para terra.
  7. Mergulhe a válvula de pé no tanque de produto químico, ajuste o potenciômetro de regulagem da vazão na frequência máxima (100%), abra a válvula de purga para retirada do ar e a bomba começará a puxar o produto. Quando o produto começar a sair, feche a válvula de purga e ela iniciará a injetar na linha.
  8. Ajuste o botão da frequência para se obter a vazão desejada. Para verificar a vazão, utilize uma proveta graduada, encha ela e mergulhe a válvula de pé. Ligue a bomba e marque o tempo e o volume de sucção. Assim, será obtido a vazão de operação da bomba na posição em que se encontra o botão de regulagem.

Observações

  • Não solte as mangueiras de sucção e descarga com a bomba em funcionamento. Desligue-a primeiro.
  •  Utilize sempre equipamentos de proteção individual (EPIs) ao manusear produtos químicos, como luvas, óculos, etc...

Formulário enviado com sucesso! x
O formulário não pôde ser enviado! x

Fale com a BECKINS

Envie sua mensagem e retornaremos em breve.

Ir para o topo