Manômetro de Coluna "U"

Os Manômetros de Coluna de Líquido são aparelhos básicos destinados a medir pressão ou vácuo e servem também como padrões primários, isto é, são utilizados como padrão para calibração de outros aparelhos. De construção simples, conseqüentemente apresentam baixo custo, além de apresentar vantagens tais como: não requer manutenção, calibragem especial e permite medições com grande precisão.
É o manômetro de coluna que se apresenta como o mais simples de todos. O aparelho é construído basicamente em tubo reto em forma de "U" preenchido com fluído manométrico até a sua metade, sendo que as extremidades deste tubo devem estar abertas para a atmosfera.
Seu princípio de funcionamento consiste na aplicação de pressão num de seus ramos o que provocará o líquido descer por este ramo e a subir no outro. Na condição de repouso (sem aplicação de pressão) como ambos abertos para a atmosfera a força atua nas superfícies consideradas como niveladas e simultaneamente referenciadas ao zero da escala.
A pressão indicada é mostrada pela diferença de altura em função do movimento do fluído nos dois ramos e lida através de uma escala graduada, sendo que seu valor numérico é igual ao das leituras acima e abaixo do ponto médio (zero da escala). O Manômetro de Tubo em "U" é um padrão primário porque a diferença na altura entre os dois ramos constitui sempre uma idéia real da pressão independentemente das variações do diâmetro interno dos tubos. (Efeito da capilaridade).

Com o Manômetro de Tubo em "U" podemos fazer três tipos de medição tais como:
  • Medição de Pressão Positiva: maior do que a pressão atmosférica.
  • Medição de Pressão Negativa ou de Vácuo: menor do que a pressão atmosférica.
  • Medição de Pressão Diferencial: Igual à diferença entre duas pressões aplicadas simultaneamente.
 
Kit composto por:
  • Manômetro escala 50 - 0 - 50 mmca
  • Mangueiras
  • Conexões
  • Líquido de aferição
Formulário enviado com sucesso! x
O formulário não pôde ser enviado! x

Fale com a BECKINS

Envie sua mensagem e retornaremos em breve.

Ir para o topo