Quando você abre a torneira e percebe que a água está com cor amarelada e cheiro muito forte, podemos concluir que sua água está com excesso de ferro. O ferro na água amarela pias e louças, manchas roupas e outros tecidos e é extremamente prejudicial à saúde pois possibilita a proliferação de bactérias na água.
E o excesso de manganês? Podemos afirmar que o manganês é extremamente tóxico. Pessoas que consomem água com manganês podem apresentar fraqueza, rigidez muscular, tremores nas mãos, impotência e até alterações neurológicas. Seu excesso no organismo pode até desenvolver doenças no fígado, pâncreas e coração.
O acúmulo destes minerais também é prejudicial aos processos e atividades industriais. Em relação aos processos de fabricação que necessitam utilizar água, o ferro e manganês podem interferir na qualidade final dos produtos e sabor, principalmente nas indústrias alimentícias. Nas atividades industriais, um sistema de água pode sofrer alteração na pressão, prejudicando a produção e levando a um aumento no custo de manutenção e energia por exemplo.
Testando a água
A verificação das características físicas da água é fundamental, porém o ideal é fazer uma análise mais criteriosa principalmente para identificar o melhor tratamento para remoção dos minerais.
Ferro e manganês podem estar presentes em águas subterrâneas e superficiais, mais geralmente como as formas solúvel de Fe2+ e Mn2+ e as insolúveis de Fe3+ e Mn4+ , mas ocasionalmente em diferentes estados de oxidação dependendo das condições da água, principalmente pH e níveis microbianos.
Como esses diferentes estados têm propriedades diferentes, é importante entender qual está presente no suprimento para selecionar o tratamento adequado.
Método de Tratamento
Um processo de oxidação (aeração) é invariavelmente necessário quando a água subterrânea contém mais de 1mg / l de ferro ou manganês dissolvido.
Ferro e manganês também poder ser removidos por filtração, embora oxidação, coagulação e sedimentação possam ser necessárias para altas concentrações, principalmente se os metais estiverem na forma dissolvida.
Os ZEOLITOS são mídias filtrantes utilizadas para remoção de ferro e manganês quando a concentração for relativamente baixa: ferro < 5 ppm e o manganês < 2 ppm.
O Zeólito ou Zeólita é selecionado, processado, esterilizado e ativado segundo processos físico-químicos bem específicos, de modo a ficar apropriado para a filtragem. Sua duração média enquanto mídia filtrante é de cerca de 5 anos. Depois, ele deve ser substituído, mas o sistema em que está incluído mantém-se intacto.
Este tratamento é direcionado para baixas concentrações. Se houver altos níveis de manganês, o processo de oxidação pode ser lento e o tanque de reação deve ser bem grande. Além disso, pequenas mudanças na qualidade da água podem afetar o pH da água e a taxa de oxidação pode diminuir a um ponto onde a capacidade de remoção de ferro e manganês é reduzida.
Importância dos Zeólitos
O zeólito é um mineral filtrante que retira impurezas como ferro, manganês, amônia, arsênio, inseticidas, solvente ou metais pesados da água. O zeólito pode ser apresentado em diferentes granulometrias e possui alta possibilidade de regeneração. Cor, odor e turbidez na água podem ser resolvidos através de tratamento com este elemento, tornando a água ideal para consumo humano, industrial ou hospitalar.
A Beckins Filtros Industriais é uma das maiores empresas que fornecem filtros, resinas, equipamentos e demais mídias filtrantes para tratamento de água.
Para solicitar uma cotação Clique Aqui ou fale conosco pelo telefone: (11) 5645-1111.
Entre em contato com a BECKINS FILTROS!